terça-feira, 28 de agosto de 2012

É impagável cada segundo de existência, por isso dizes o que sentes, e vive sem medo





Chega a ser deprimente, mas por diversas vezes eu já li a seguinte frase: "Nada dura para sempre", e todas as vezes que eu lia ou ouvia alguém escrever ou falar algo que tivesse o mesmo significado, eu compreendia o que queriam dizer, mas não o bastante, hoje tudo faz sentido, e eu torno a dizer que o tempo é mestre, é detalhista, minucioso... O tempo é certeiro demais e exatamente agora tudo se encaixa, essa frase não poderia vir em melhor hora e como a melhor resposta, com 19 anos, faltando um pouco mais de um mês para chegar aos 20 já me dei conta que cada vez mais a realidade vai sendo crua, as vezes dura, mas precisa, e essa mesma realidade te deixa as vezes com uma interrogação gigantesca e muitas vezes sem uma aparente resposta, talvez a gente se questione pelas coisas mais simples de serem respondidas, como do  porque de uma pessoa que diz nos amar tanto conseguir nos fazer sentir uma dor enorme, e isso é fato, quem nunca quis entender uma questão como essa? Ou que dirá, do porque de grandes amizades não existirem mais, o problema é que a gente se acostumou apenas com as situações boas, pode até ser que esse "cômodo" provenha de algum tempo atrás, como de um juramento que fizemos para amar eternamente o outro, ou quando nós juramos no 3° ano do ensino médio que nunca nos separaríamos dos nossos amigos mais queridos, que sempre manteríamos o contato e que sempre que possível nos reuniríamos para fazer a maior bagunça, isso é bonito! e é verdadeiro também, mas exite uma coisinha chamada VIDA e ela é mestra em surpreender, talvez nós não calculamos que os amores mais intensos podem sim acabar e por motivos que quando a gente para e pensa não acredita, talvez não pensamos na possibilidade de que quando fossemos para faculdade muita coisa mudaria, e mudou! Mudou as responsabilidades, os horários disponíveis para se encontrar com os amigos, as brincadeiras pela seriedade, opiniões mais bem formadas, em fim, até você mesmo sem muitas esforços muda por si só. E agora? Percebem onde se encaixa a frase do "nada dura para sempre"? rs... Exatamente em tudo. E o que nos resta? Eu respondo! Tirando a tristeza por n's motivos dessas situações que muitas vezes não nos favorece, o que nós resta é justamente o que eu sugeri no poste anterior, continuar. Ou se você preferir, encare essas situações apenas como mais uma fase difícil desse jogo que é vida, na certeza que, se concentrando e respirando fundo, você vai avançando de fase em fase  até chegar no final. E até lá, a gente sobrevive!


Até breve, amigos.

sábado, 25 de agosto de 2012

Quem confia alcança



O gosto da vitória é muito melhor do que qualquer sexta a noite com os amigos, do que qualquer balada no final de semana, do que um carro, uma casa... É muito mais prazeroso do que qualquer outra coisa que não tenha sido alcançada com esforços, com garra e com os três f's que passaram a ser a frase inicial das minhas conquistas: FOCO, FÉ e FORÇA.
 Existem coisas bem mais gratificantes do que meros instantes momentâneos, porque esses terminam, coisas muito mais gratificantes do que bens, porque esses lentamente se deteriorizam até se tornarem inexistentes, e coisas muito mais gratificantes do que qualquer dinheiro, porque não tem preço que pague você enxergar o tamanho da sua capacidade vencendo. Meus caros, é gostoso demais ser vitorioso por aquilo que você tanto se esforçou, chorou, e por aquilo em que você teve poucos que bateram no seu ombro e disseram: Acredito em você! Simplesmente porque o que você deseja aos olhos de muitos parece ser tão inalcançável que é melhor apostar na derrota que no teu sucesso, porém quando você consegue, notar as expressões de espanto no rosto de cada pessoa que desacreditou em você, se torna engraçado demais, porque você teve FOCO em meio a tanto pessimismo, você teve FÉ para não se abalar e FORÇA pra continuar remando, na esperança de que um dia a tempestade acalmasse e que seu barco chegasse em terra firme, e justamente por isso você venceu. Deixar que os outros digam que você é abaixo da média não te torna incapaz, e se você acredita nisso, é porque no mínimo as palavras de derrota que te disseram atingiu a parte mais fraca do seu cérebro. Hoje a única coisa que eu tenho a dizer é: CONTINUE. Continue para alcançar o que você deseja, porque pode parecer até conversa fiada, mais um dia a sorte bate na sua porta e o que você tanto quer chega até você. E se você já conseguiu realizar o seu objetivo além de te parabenizar eu também te digo pra continuar, porque a melhor vitória é aquela que você consegue prolongar por muito mais tempo. Fiquem bem. 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ta longe de ser perfeito...



Outro dia eu li na internet, uma matéria de um jornal que dizia que a ciência está planejando produzir brócolis, e rabanetes que tenhas sabor de chocolate, na intensão de prender a atenção das crianças para que de uma forma ou de outra elas possam ingerir os alimentos saudáveis tendo os gostos que lhes agradam, mas o que me chamou a atenção não é o fato dos vegetais que serão "transformados" e sim a matéria que seguia logo após a essa, a reportagem é a seguinte: Os cientistas estão mentalizando a produção de roseias que não contenham mais espinhos. Analisem, é tudo muito estranho! Porque as pessoas estão buscando viver uma vida bem próxima da perfeição, sem dor, ressentimentos, angustias... A questão é, que beleza possui uma rosa sem espinhos? Ou seja, como nós conseguiremos êxito, vitórias, conquistas sem passar pelos trâmites difíceis que necessariamente temos que passar? Ainda que com pouca experiência que tenho, ouso em dizer que, aprendemos muito quando erramos, talvez até mais do que memorizar um aprendizado novo, porque os erros marcam, ficam, e mesmo que espontaneamente eles aparecem quando estamos prestes a comete-lo pela segunda ou que dirá pela terceira vez, simplesmente porque ao errar somos obrigados a rever nossos pensamentos, a refazer um caminho que talvez tenha sido mal elaborado, nos fazendo conhecer lugares, meios, estratégias que talvez nunca tivéssemos conhecido, e isso me preocupa, porque dá pra notar a distância que a humanidade está pouco se lixando para construir "novos caminhos", e atualmente, mais do que nunca, o tempo anda curto demais, cada dia se vai um pouco, e dessa forma o que fica em primeiro plano na vida de mais da metade das pessoas é a produtividade, é o trabalho, o lucro e o saldo bancário, não estou aqui desmerecendo os esforços de ninguém, tampouco dizendo que tralho não é importante, estou apenas ressaltando a necessidade dos espinhos que eu mencionei no início, nos espinhos que muito provavelmente desaparecerão das rosas, estou tentando explicar o porque que tais espinhos foram ali colocados  ao longo do crescimento do caule, talvez como proteção, ou talvez como pedra no caminho, eu só sei, que seja lá qual for o motivo da existência, os espinhos ajudam as flores a serem mais fortes e resistentes para viverem um longo e cuidadoso contatos com as pessoas.
Em fim, o que espero é que sejamos capazes de entender que o amargor dos remédios, as pedras no caminho e os espinhos das flores, é que tornam nossa jornada mais digna nessa vida.  

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

É só questão de atenção


A gente pode mais do que pensa e suporta muito mais do que imagina, nos dias em que a dificuldade aparece para alguns ela se torna incontrolável, para outros nada mais é do que  passageira, estou vendo na prática aos poucos que é possível sim, matar mais de um leão por dia, que a dificuldade pode ser boa, e que a experiência é só mais uma das muitas vantagens que fica, estou começando a entender que dificuldades também podem ser bênçãos disfarçadas, e que nem sempre um sorriso por mais sincero que possa parecer significa felicidade, porque é aquele tal da coisa, ter PROBLEMA é uma das únicas igualdades que temos no mundo. O que eu acho mesmo, é que a gente fica atarefado com tudo o tempo todo, e nem se quer paramos para analisar o tempo e percebermos quando as flechas apontam ao nosso favor, talvez seja esse o motivo que causa intensidade ainda mais nos problemas. Então, parabéns a você, que entende que o sofrimento também se torna um instrumento, e que de um jeito ou de outro, consegue abrir portas. 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Exercitar o silêncio e tão importante quando a prática da palavra


Sou uma admiradora do silêncio, ao mesmo tempo que me causa medo me desperta curiosidade, eu sinto mistério mesmo em meio a nada. As vezes é bom silenciar, é bom calar e não saber dizer, deixar que entendam o que você transmite ainda que seja através de um olhar, porque o silêncio é rico, o silêncio ignora sem fazer esforços e em alguns casos vale sim mais do que muitas palavras. Quem compreende o teu silêncio verdadeiramente te conhece, palavras são formulações fáceis, já o silêncio não, ele requer mestria... Quando estiveres em meio a uma situação embaraçosa, que te cause espanto e que te surpreenda, não digas nada, pois acreditem, ficar calado também é uma forma de dizer sem conceituar.